Pular para o conteúdo

Documentário “Torre das Donzelas”

O documentário Torre das Donzelas foi produzido por Susanna Lira, em 2018, e aborda a situação das presas políticas durante a ditadura. Tem-se uma narrativa feminina sobre a condição de “presa política”. A mensagem do documentário é: na prisão, durante a ditadura, manter-se vivo é, sem dúvida, um dos maiores atos de resistência. E, enquanto houver solidariedade e amizade, nem mesmo o mais incerto dos tempos intimida a busca por liberdade e justiça.

No documentário são introduzidas encenações e diálogos entre ex-presas políticas, numa réplica da Prisão de Tiradentes (São Paulo), comumente intitulada de “Torre das Donzelas”, reconstruída através da memória das entrevistadas. Conforme as conversas se desenrolam, a trama ganha forma, ora a dor e o sofrimento preenchem a voz das mulheres, ora algumas poucas risadas são ouvidas. 

Ainda que a situação seja de dor, ainda é possível encontrar alguma alegria e risadas espontâneas, uma interessantíssima e nova perspectiva trazida pelo longa. A história da ditadura, tantas vezes vista e observada pelo olhar da militância dos homens e da experiência masculina, ganha uma narração e agência feminina.

O filme poderia recorrer só a inebriantes cenas, tanto quanto dar privilégio a aparição da ex-presidenta Dilma Rousseff, quando na posição de única figura famosa do recinto, no entanto, o documentário caminha a reconstruir gradualmente as memórias já tão distorcidas da ditadura militar, por meio das falas de cada convidada, igualmente importantes do início ao fim.

O propósito do longa não é montar uma memória específica, mas sim transitar entre as inúmeras experiências, construindo, assim, um mosaico da época. Logo, algumas temáticas são bruscamente interligadas a outra, gerando vez ou outra confusão entre as narrativas. Importantíssimo é o papel do documentário, o qual mantém o objetivo de não nos deixar cair em esquecimento os horrores da ditadura. E, de modo algum cometer os mesmos atos que nos levem a terminar em uma segunda época tão obscurecida.

Cartaz do Documentário Torre das Donzelas, 2019. 1 fotografia. Disponível em: <Http://www.blogdealtaneira.com.br/2019/09/torre-das-donzelas-denuncia.html> Acesso em: 15 de Dezembro de 2022.