Pular para o conteúdo

Heróis da Liberdade durante o AI-5

O ato institucional de nº5, conhecido usualmente como AI-5, foi decretado em 13 de dezembro de 1968. É entendido como o ato que marcou o período mais sombrio da ditadura. Na visão das historiadoras Lilia Schwarcz e Heloisa Starling, “era uma ferramenta de intimidação pelo medo, não tinha prazo de vigência e seria empregado, pela ditadura, contra a oposição e a discordância”. 

Portanto, durante esse período, diversos meios de comunicação sofreram censura e os direitos civis e políticos ficaram bastante restringidos. As Escolas de Samba carioca, mais conhecidas como G.R.E.S, também ficaram na mira da censura. A vigilância sobre as escolas de samba durante a ditadura militar não tinha como objetivo somente impossibilitar referências políticas, mas também garantir a manutenção da moral e dos bons costumes. 

Tendo como um dos maiores destaques o G.R.E.S Império Serrano no ano de 1969. A tradicional escola de Madureira trouxe um samba enredo que homenageia aqueles que lutaram pela liberdade no Brasil.

De acordo com Roberto M. Moura, as autoridades tentaram impedir que O G.R.E.S desfilasse sob alegação de “manchar” um símbolo nacional, mas o samba enredo exaltava os movimentos estudantis e intelectuais que ocorreram em 1968, além disso resgatou a memória popular e incentivou o verdadeiro sentimento de nacionalidade.

No ano seguinte, os órgãos de turismo criados no Estado da Guanabara, limitaram o tempo de desfile de cada G.R.E.S. Transformando assim, as escolas de sambas em verdadeiras empresas setorizadas. Não foi somente a Império Serrano que sofreu com a censura, diversos G.R.E.S, como Portela, Acadêmicos do Salgueiro, Estação Primeira de Mangueira sofreram com a censura durante o Al- 5.

Verso retirado do samba enredo ganhador de 1969, do G.R.E.S Império Serrano:

“… Ao longe, soldados e tambores 
Alunos e professores 
Acompanhados de clarim 
Cantavam assim 
Já raiou a liberdade…”

Referências Bibliográficas 

FREIXO, Adriano de. Conheça a história do samba da Império Serrano que desafiou militares em 1969. Acesso em: 9 de junho de 2022. Disponível em: <https://www.brasildefatorj.com.br/2018/02/09/conheca-a-historia-do-samba-da-imperio-serrano-que-desafiou-militares-em-1969>.

MELO, Gustavo. Um hino à liberdade em tempos de perseguição política. Acesso em: 12 de junho de 2022. Disponível: <https://extra.globo.com/noticias/carnaval/carnaval-historico/um-hino-liberdade-em-tempos-de-perseguicao-politica-11492976.html>.

NEVES, Daniel. O que foi o AI-5. Acesso em: 11 de junho de 2022. Disponível: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-foi-ai-5.htm>.

OLIVEIRA, Fábio Mariz de. Heróis da Liberdade. Acesso: 13 de junho de 2022. Disponível em: <https://advocaciamarizdeoliveira.com.br/herois-da-liberdade/>.

PIMENTAL, Guiuliana Caetano. O carnaval carioca: da origem carnavalesca européia às manifestações contrárias à censura no regime militar. Acesso em: 11 de junho de 2022. Disponível em: <http://www.academiadosamba.com.br/memoriasamba/artigos/artigo-301.htm>.

Heróis da liberdade. Disponível em: <https://advocaciamarizdeoliveira.com.br/herois-da-liberdade/>. Acesso em: 16 dez. 2022.