Pular para o conteúdo

O desenvolvimento da pós-graduação

A temática da pós-graduação no período que antecede a ditadura já se pautava nos meios acadêmicos, tendo seus primeiros registros no Brasil entre 1961 e 1964, porém o avanço dos cursos de pós-graduação tem seu auge no contexto das reformas universitárias, em um dos momentos mais repressivos do regime.

A implementação da pós-graduação no regime militar começa em 1964, quando o Fundo de Desenvolvimento Técnico e Científico passa a oferecer verbas para os centros de pós-graduação. Em 1965, com o chamado Parecer Sucupira – estudo que fez um mapeamento da pós-graduação no Brasil e estimulou a criação de novos cursos –  o crescimento da pós-graduação se inicia.

Com o advento da reforma universitária em 1968, ocorre a consolidação desse incentivo a pesquisa, não só por meio da implementação de novos cursos de pós-graduação como também pelo regime de tempo integral de professores onde as aulas e o trabalho de pesquisa seriam executados. O regime de DE determinava que esse deveria ser o único vínculo empregatício do professor.

O objetivo por parte do governo era a criação de especialistas  que pudessem lidar com as novas tecnologias, de forma que o conhecimento adquirido pelos cursos de pós-graduação retornassem ao país em forma de crescimento econômico, além disso a demanda de professores pós-graduados também aumentava na medida em que as universidades também cresciam. Seguindo essas diretrizes, as áreas que receberam maior incentivo oficial foram as das ciências aplicadas em detrimento às áreas de ciências humanas, por exemplo.

Estudos indicam que no ano de 1964 haviam cerca de 20 cursos de pós-graduação e que dez anos depois haviam várias centenas, esse aumento explosivo se dá principalmente pela ação de órgãos como o CNpq e a Capes, que deveriam promover a formação e o aperfeiçoamento do docente de ensino superior, e a ação dos planos de desenvolvimento de pós-graduação criados pelo governo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

MOTTA, Rodrigo Patto Sá– As Universidades e o regime militar– Rio de Janeiro: Zahar,2014. 169p. à 178p.

ALVES, Miriam Fábia; OLIVEIRA, João Ferreira de – Pós-graduação no Brasil: do regime militar aos dias atuais. 10p. à 17p. Maio, 2014. [Internet]. Disponível em: <RBPAE_v_30_n_2.indd (ufrgs.br)>

Comunidade Acadêmica. Comissão da Verdade da PUC-SP. 1 fotografia. Disponível em: <https://www.pucsp.br/comissaodaverdade/comunidade-academica-reforma-universitaria.html> Acesso em: 16 de Dezembro de 2022.