Pular para o conteúdo

Vladimir Herzog

Vladimir Herzog foi um jornalista que se tornou uma das figuras mais lembradas para refletir sobre o processo de abertura política e violência de Estado. Foi torturado e assassinado nas instalações do DOI-CODI após ser convocado para prestar esclarecimentos acerca do seu envolvimento com o Partido Comunista Brasileiro, que atuava na ilegalidade.

No dia 25 de outubro de 1975, apresentou-se no estabelecimento e foi encaminhado para o interrogatório. Foi encapuzado, sufocado com amoníaco (gás de odor picante e cáustico), submetido a espancamentos e choques elétricos até vir a óbito no dia seguinte. Porém, o evento em torno da morte do jornalista não acaba assim.

Na tentativa de encobrir seu assassinato, foi forjado um cenário de suicídio, amarrando seu corpo a janela com uma tira de pano para simular um enforcamento. Além disso, foram usadas diversas formas burocráticas para garantir que essa seria a versão oficial dos fatos, como forjando documentos falsos, atribuindo a causa de sua morte a um suicídio por parte do promotor Durval de Araújo, defensor e protegido do regime militar. Mas esse não foi o desfecho da história. O assassinato de Herzog paralisou veículos de comunicação e criou uma comoção geral de grandes contingentes de brasileiros, denunciando a ditadura e os limites da cidadania. O trabalho da Comissão Nacional da Verdade conseguiu a retificação de seu registro de óbito, apontando que ocorreu decorrente de maus tratos e agressões nas dependências do DOI-CODI. O evento marcou nossa história como uma recordação dos tempos de repressão que perduraram no Brasil sob o regime militar.

#ditaduranuncamais #vladimirherzog #ditaduramilitar #comissãonacionaldaverdade #partidocomunistabrasileiro

Referências Bibliográficas:

HERZOG, Instituto Vladimir. Biografia de Vladimir Herzog voltada para o público infanto-juvenil é lançada em São Paulo. Acesso em: 18 de dezembro de 2022. Disponível em: <https://vladimirherzog.org/biografia/>.

FREITAS, Daelcio. Caso Vladimir Herzog: Entenda porque a morte de Vladimir Herzog voltou aos noticiário. Acesso em: 18 de dezembro de 2022. Disponível em: <https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/caso-vladimir-herzog-entenda-por-que-a-morte-de-vladimir-herzog-voltou-ao-noticiario.htm>.

WIKIPÉDIA. Vladimir Herzog. Acesso em; 18 de dezembro de 2022. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Vladimir_Herzog>.