Pular para o conteúdo

A Fundação Ford

A Fundação Ford, fundada em 1936, é uma organização estadunidense privada sem fins lucrativos, criada segundo o objetivo de “financiar programas de promoção da democracia, redução do racismo e da pobreza”. Frente a este propósito, a Fundação se relacionou com a reforma universitária no Brasil, tendo seu pico de atuação entre as décadas de 1960 e 1970.

Foram privilegiados pelos investimentos da Fundação Ford diversos campos das ciências sociais brasileiras, com foco, principalmente, na ciência política, sociologia, antropologia e economia (áreas do conhecimento de aspecto político delicado). Com esta verba, foram montados grupos de pesquisa e pós-graduações, cujo as instituições mais favorecidas foram o Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) e o Departamento de Ciência Política da UFMG.

Os investimentos da Fundação Ford podem ser considerados complementares ao governo, uma vez que financiou programas que não eram o foco da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (AID). Esta, por sua vez, investia grandemente em áreas como agricultura e administração. 

O financiamento pela Ford interessava ao governo estadunidense, pois os pesquisadores podiam ser atraídos para perto dos valores estadunidenses, bem como perspectivas teóricas alternativas ao marxismo eram disseminadas. Diante disso, houve diversas polêmicas em relação à autonomia da Fundação Ford perante os Estados Unidos, incluindo evidências de que operou como canal para legalizar operações da Agência Central de Inteligência (CIA). 

Referências Bibliográficas

Comissão Nacional da Verdade. Tomada pública de depoimento de agentes da repressão: Merival Chaves. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=pKcnTDCcDuw.>.

CORREIA, Marcus. Discutindo a Fundação Ford (Parte 3 de 4) Disponível em: <https://esquerdaonline.com.br/2016/12/22/discutindo-a-fundacao-ford-parte-3-de-4/>.

BICALHO, Letícia. A Fundação Ford e as Ciências Sociais no Brasil: o papel dos program officers e dos beneficiários brasileiros para a construção de novos modelos científicos. Disponível em:

<https://leticiabcanedo.wordpress.com/2016/04/25/a-fundacao-ford-e-as-ciencias-sociais-no-brasil-o-papel-dos-program-officers-e-dos-beneficiarios-brasileiros-para-a-construcao-de-novos-modelos-cientificos/>.

MOTTA, Rodrigo Patto Sá. As Universidades e o regime militar. Rio de Janeiro, 2014: Zahar.