Prosas – História Pública e Educação
É um projeto educacional do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), apoiado pela FAPERJ e CAPES, em que estudantes pesquisam e divulgam o conhecimento sobre a História do Brasil.
Nossa trajetória teve início em 2018, quando reunimos um grupo de alunas(os) interessadas(os) em pesquisar a história do regime militar e da justiça de transição no Brasil. Investigamos a permanência da violência e arbitrariedade em relação à cidadania e suas conexões com a ditadura e com o cotidiano escolar.
Em 2020, organizamos a rede social Ditadura em Prosa (que se tornou um dos nossos eixos temáticos), e criamos uma metodologia de ensino e pesquisa. Estudantes produzem e pesquisam temas coletivamente, e comunicam esse aprendizado em textos e outros eventos escolares e acadêmicos. Sempre que possível, solicitamos um especialista, um professor ou um ator social relevante sobre uma temática para comentar o tema em uma produção em vídeo.
O resultado dessa metodologia é a criação de uma plataforma de ensino, pesquisa e divulgação do conhecimento, afinada com os interesses da comunidade escolar. Uma produção com estudantes para uma comunidade de ensino e aprendizagem interessada em conhecer a história do Brasil. Em 2022, a partir da mesma metodologia, expandimos nossos interesses para outras áreas, através do projeto Prosas – História Pública e Educação. Comprometemo-nos com uma educação histórica que visa à construção de uma sociedade democrática, antirracista e afinada com os preceitos dos direitos humanos.
Participantes
SAMUEL SILVA RODRIGUES DE OLIVEIRA é professor e pesquisador do CEFET-RJ, coordenador do projeto Prosas – História Pública e Educação. Formado em História pela UFMG, com mestrado na mesma universidade e doutorado no CPDOC-FGV, realiza projetos de didática da História e investiga as culturas visuais e as relações de classe, raça e território na formação do capitalismo e da cidadania no século XX e XXI. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1492578610570434
ALEXIA DA SILVA VITAL é ex-aluna do curso técnico integrado em Eletrônica do Cefet/RJ, e atualmente cursa graduação em Direito pela UFRRJ. Participa do projeto e grupo desde 2020, e se interessa pelas reformas de ensino na ditadura e história do fotojornalismo. Link para o Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/1739899503807498
LAURA HILDE SILVA PLAGGE cursa graduação em Línguas Estrangeiras Aplicadas no CEFET-RJ. Ingressou no projeto em 2022, se dedica a pesquisas na área do fotojornalismo e se interessa por assuntos relacionados à cultura, às mídias e à formação das sociedades. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9109229474864281
MARIA CLARA DE CASTRO MOTA DE MELO cursa graduação em Línguas Estrangeiras Aplicadas no CEFET-RJ. Ingressou no projeto em 2023, e se dedica a pesquisas na área do fotojornalismo.
MARINA COSTA BRITO é ex-aluna do curso técnico integrado em Guia de Turismo do Cefet/RJ, ingressando em 2019, e atualmente cursa graduação em Psicologia pela UFRJ. Participa do grupo desde 2020, e se interessa pelas reformas de ensino na ditadura e a representação de grupos sociais no fotojornalismo. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2777030033966041
NATHÁLIA MAGALHÃES é ex-aluna do curso técnico integrado de Meteorologia do CEFET/RJ, ingressando em 2020, e atualmente cursa graduação em Relações Internacionais pela UFRJ. Participa do projeto desde 2021, e se interessa pela temática do fotojornalismo e as mudanças da cultura no Brasil durante a ditadura.
PAULO RICARDO DA SILVA OLIVEIRA é aluno do curso técnico integrado de Edificações do Cefet/RJ, ingressando em 2021. Entrou no projeto em 2022, e se interessa pela temática do fotojornalismo e a cultura brasileira durante a ditadura. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3462931020458403
AUGUSTO DE OLIVEIRA PERES, ex-estudante de edificações (2017-2020) do CEFET-RJ, cursa graduação Medicina na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Participou do projeto Ditadura em Prosa, entre 2019 e 2021. Interessa-se pela análise da economia, políticas educacionais e política internacional dos anos 1960 e 1970. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2118040107292719
DANIEL COUTINHO ROCHA, ex-aluno do técnico integrado de Metereologia do CEFET/RJ, cursa licenciatura em História na Universidade Federal Fluminense (UFF). Participou do projeto Ditadura em Prosa, entre 2018 e 2020. Interessa-se por investigar a ditadura militar e seus reflexos na contemporaneidade, e o imperialismo estadunidense sobre a América Latina no século XX. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1718942254804562
GABRIELLA VITÓRIA BORDONI LEITE DOS SANTOS, ex-aluna do curso técnico integrado de meteorologia do CEFET/RJ, cursa Relações Internacionais na UFRJ. Participou do grupo no ano de 2018 e 2019, e se interessa pelo processo de democratização no Brasil e o movimento estudantil na História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6869765084174760
JULIA DO CARMO ARANHA, ex-estudante de edificações (2017-2020) do CEFET-RJ, cursa graduação em Direito na Fundação Getúlio Vargas. Participou do projeto Ditadura em Prosa, entre 2019 e 2021. Interessa-se pela análise da justiça de transição, diretos humanos e Estado de direito. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4283311935515163
KATHELLYN CRISTINA DA SILVA, ex-estudante de edificações (2017-2020) do CEFET-RJ, cursa graduação em Psicologia na UFRJ. Participou do projeto Ditadura em Prosa, entre 2019 e 2021, pesquisou sobre a relação entre Justiça de Transição e violações de direitos humanos. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8840337858943415
LETÍCIA FREIRE DE ANDRADE é ex-aluna do curso técnico integrado em Guia de Turismo no Cefet/Rj, no qual ingressou em 2019. Participou do projeto Ditadura em Prosa, entre 2019 e 2021, desenvolveu pesquisas sobre a educação na ditadura militar, reformas educacionais, as influências da ditadura militar na escola técnica nacional e a censura e repressão da polícia política. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7347659407348108
MARCELLA NUNES LOPES é ex-aluna do técnico integrado em Guia de Turismo do Cefet/RJ, no qual ingressou em 2019. Foi participante do projeto no ano de 2020 e 2021, e pesquisou sobre as reformas educacionais e transformações urbanas na ditadura. Interessa-se, também, pela temática do fotojornalismo. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/2827494494083435